Internato Optativo

FUNCIONAMENTO DO INTERNATO OPTATIVO – ALUNOS UFRGS

O Internato Optativo que se encontra dentro dos 18 meses finais do currículo Medicina possui alguns procedimentos específicos que devem ser feitos para sua efetivação. Abaixo segue como isso deve ser feito dentro de cada modalidade. 

1. INTERNATO OPTATIVO NO HCPA: A solicitação do Internato Optativo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para os alunos da Faculdade de Medicina da UFRGS segue os seguintes procedimentos:

a) O aluno contata o professor regente da especialidade de internato ou o serviço do HCPA (caso não haja regente desta área de Internato) e solicita a vaga no mês de seu respectivo Optativo.

b) Após receber a resposta positiva em relação à garantia de vaga, o aluno deve preencher e assinar o formulário de Solicitação de Internato Optativo, que pode ser baixado aqui ou retirado na COMGRAD/MED. OBS.: a confirmação das vagas de internato em Psiquiatria e em Medicina Interna, incluindo suas especialidades, deve ser feita por escrito pelo regente responsável destes internatos (pode ser por e-mail), e a confirmação escrita deve ser entregue na COMGRAD/MED juntamente com o Formulário de Solicitação de Internato Optativo.

c) Entregar o formulário de Solicitação de Internato Optativo devidamente preenchido e assinado na COMGRAD/MED.

d) Retirar a Ficha de Avaliação de Estágio na COMGRAD/MED ou fazer o download aqui.

e) Após a entrega do formulário de Solicitação de Internato Optativo devidamente preenchido e assinado na COMGRAD/MED, esta faz a inclusão do Internato Optativo no Sistema de Graduação. É responsabilidade do aluno o acompanhamento através do seu Portal do Aluno a inclusão deste internato, bem como confirmar a matrícula no portal dentro dos prazos legais para isso.

f) Após a realização do mês de Internato, é responsabilidade do aluno entregar a Ficha de Avaliação de Estágio devidamente assinada e carimbada pelo avaliador do Internato na COMGRAD/MED para que o conceito seja apropriado no Portal.

 

2. INTERNATO OPTATIVO NO HOSPITAL SÃO LUCAS (PUC): A solicitação do Internato Optativo no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) para os alunos da Faculdade de Medicina da UFRGS segue os seguintes procedimentos:

a) O aluno contata a COMGRAD/MED presencialmente e solicita a consulta de vaga no mês de seu respectivo Optativo, de acordo com os prazos estabelecidos abaixo:

Para Estágio Internato em: Consultar vagas: Divulgação de respostas sobre vagas:
Fevereiro, Março, Abril De 01 a 15 de Dezembro Até 15 de janeiro
Junho, Julho, Agosto De 01 a 15 Abril Até 15 de maio
Outubro, Novembro, Dezembro De 01 a 15 Agosto Até 15 de setembro
OBS.: O Hospital São Lucas não aceita alunos em Internato no mês de Janeiro.

b) Informada presencialmente do interesse do aluno, a COMGRAD/MED encaminha consulta por escrito ao CIDAPE da PUC, que responderá confirmando ou negando a vaga ao aluno dentro dos prazos indicados de acordo com a tabela do item a.

c) Recebida a resposta do CIDAPE da PUC, a informação confirmando ou negando a vaga ao aluno é encaminhada aos respectivos solicitantes pela COMGRAD/MED por meio de e-mail.

d) Em sendo confirmada vaga ao aluno, seguirá, juntamente ao e-mail, quais os documentos necessários para a realização do estágio.

e) Retirar a Ficha de Avaliação de Estágio na COMGRAD/MED ou fazer o download aqui.

f) Após a realização do mês de Internato, é responsabilidade do aluno entregar a Ficha de Avaliação de Estágio devidamente assinada e carimbada pelo avaliador do Internato na COMGRAD/MED para que o conceito seja apropriado no Portal.

 

3. INTERNATO OPTATIVO NO GHC: Para a realização de Internato Optativo no GHC, é importante que o aluno siga as orientações já explicitadas na “Instrução para os alunos de Medicina UFRGS que farão estágio (internato) no GHC”, que pode ser acessada nesta página da FAMED.

 

4. INTERNATO OPTATIVO EXTRAMUROS (OUTRAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS): Para a realização de Internato Optativo em outras Instituições Nacionais, é importante que o aluno siga as orientações:

I) Verificar se a Instituição Concedente possui Residência Médica ou Preceptoria.

    II) Verificar se a Instituição Concedente (para o caso de Instituições de Ensino Superior Públicas) concede o estágio por meio de Mobilidade Acadêmica ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Os procedimentos necessários para os alunos realizarem esta mobilidade são:
1 – Após ter verificado se atende às condições para participação no Convênio ANDIFES (disponível em: http://www.ufrgs.br/prograd/aluno/mobilidade-estudantil-1/programas-de-mobilidade-academica), o estudante interessado deve se informar junto à Instituição onde pretende realizar a mobilidade sobre o prazo estabelecido para recebimento de inscrições no Programa e como obter os documentos os necessários à elaboração do Plano de Estudos (currículos, ementas, etc.).
A relação das IFES participantes e respectivos contatos estão em:
http://www.andifes.org.br/mob-academica/

2 – Consultar o Coordenador da Comissão de Graduação de seu curso para elaborar o Plano de Estudos, item 3 do Requerimento para inscrição no programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil (disponível em: http://www.ufrgs.br/prograd/requerimento-andifes). O coordenador do Curso deverá analisar as ementas/conteúdos programáticos das atividades de ensino/disciplinas a serem cursadas pelo estudante na Instituição receptora, de modo a subsidiar o posterior aproveitamento de estudos.

3 – O Requerimento para inscrição no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil deve ser preenchido em duas vias, sendo uma para o processo de solicitação de afastamento e outra para ser entregue na DPGrad/DCPGrad/PROGRAD.

4 – Elaborado e devidamente assinado o Plano de Estudos, o estudantes deve juntar dois conjuntos de documentos:
a. Para abertura do processo de afastamento no Protocolo Geral é necessário:
i. Requerimento de Afastamento para Mobilidade Acadêmica Nacional (disponível aqui: http://www.ufrgs.br/prograd/req-mobilidade-andifes)
ii. Requerimento para inscrição no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil (disponível aqui: http://www.ufrgs.br/prograd/requerimento-andifes)
iii. Histórico Escolar

b. Para entregar na Divisão de Politicas de Graduação – DPGrad/DCPGrad/PROGRAD é necessário:
i. Requerimento para inscrição no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil (disponível aqui: http://www.ufrgs.br/prograd/requerimento-andifes)
ii. Histórico Escolar
iii. Atestado de Matricula
iv. Cópias de RG e CPF
v. Cópias de comprovante de endereço

5 – De posse da documentação, o aluno se dirige ao Protocolo Geral da UFRGS, localizado no andar térreo do Prédio Anexo I da Reitoria, para abertura do processo de afastamento acadêmico para Mobilidade Acadêmica Nacional. Para isso basta entregar o primeiro conjunto de documentos no guichê e receberá um cartão informando o número do processo.

6 – Após a abertura do processo, o aluno deve se dirigir à Divisão de Politicas de Graduação/DPGrad para entregar o segundo conjunto de documentos. A DPGrad, após conferir o cartão comprovante de abertura do processo, se encarregará da emissão da Carta de Apresentação e do envio da documentação à IFES receptora. A DPGrad está localizada no primeiro andar Prédio Anexo I, entrada pela portaria que fica ao lado do setor de atendimento do DECORDI.

7 – Após o envio da documentação, o processo ficará na DPGrad aguardando recebimento da Carta de Aceite.

8 – Quando a DPGrad receber a Carta de Aceite, enviará e-mail ao aluno solicitando que compareça na Divisão para manifestar no processo a confirmação ou desistência do afastamento.

9 – Confirmada a realização da Mobilidade, o processo será encaminhado à DIVA/DECORDI para registro do afastamento.

10 – Após o registro do afastamento, o processo é encaminhado à COMGRAD para aguardar o retorno do aluno após término da Mobilidade.

11 – Quando retornar, o aluno deverá procurar a COMGRAD para tratar do aproveitamento dos estudos realizados durante a Mobilidade, apresentando a documentação comprobatória das atividades realizadas e avaliação obtida. O aluno deve trazer da IFES receptora os conteúdos programáticos/planos de ensino/ementas dos componentes curriculares efetivamente cursados durante a Mobilidade para garantir o aproveitamento de estudos.

12 - O Convênio ANDIFES estabelece que a IFES receptora, ao término da Mobilidade do estudante, envie à IFES de origem do aluno os documentos comprobatórios do desempenho acadêmico. Entretanto, é recomendável que o aluno também solicite estes documentos à IFES receptora.

13 – Em caso de duvidas, solicitar esclarecimentos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Qualquer dúvida relativa à documentação pode ser esclarecida na PROGRAD - c/ Edmilson pelo fone 3308-4591.

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